quarta-feira, 1 de abril de 2009

COMO UTILIZAR A INTERNET NA EDUCAÇÃO

COMO UTILIZAR A INTERNET NA EDUCAÇÃO
(José Manuel Moran)

A Internet está explodindo como a mídia mais próspera desde a implantação da televisão e também está explodindo na educação. Universidades e escolas correm para tornar-se visíveis, para não ficar para trás. Uns colocam páginas padronizadas, previsíveis, em que mostram a sua filosofia, as atividades administrativas e pedagógicas. As pessoas se intercomunicam, trocam informações, dados, pesquisas. A educação continuada é otimizada pela possibilidade de integração de várias mídias, acessando-as tanto em tempo real como no horário favorável a cada indivíduo, e também pela facilidade de pôr em contato educadores e educandos.
Na Internet, encontramos vários tipos de aplicações educacionais, de divulgação, de pesquisa, de apoio ao ensino e de comunicação. A divulgação pode ser institucional (escola, particular, grupos, professores ou alunos). A comunicação ocorre entre professoresxalunos, professoresxprofessores, e entre alunos e outros colegas, dá-se com pessoas conhecidas e desconhecidas, próximas e distantes.
A utilização integrada de todas as mídias eletrônicas e impressas pode ajudar-nos a criar todas as modalidades de curso necessárias para dar um salto qualitativo na educação continuada, na formação permanente de educadores, na reeducação dos desempregados. A Internet torna-se um meio privilegiado de comunicação, já que permite juntar a escrita, a fala e a imagem a um custo barato, com rapidez e interação até há pouco tempo impossíveis.
É mais atraente navegar, descobrir coisas novas do que analisá-las, compará-las, separando o que é essencial do acidental, hierarquizando idéias, assinalando coincidências e divergências. É importante que o professor fique atento ao ritmo de cada aluno, às suas formas pessoais de navegação. O professor acompanha, sugere, incentiva, questiona, aprende junto com o aluno.
Ensinar utilizando a Internet pressupõe uma atitude do professor diferente da convencional. O professor não é o “informador”, o que centraliza a informação. A informação está em inúmeros bancos de dados, em revistas, livros, textos, endereços de todo o mundo. Sua primeira tarefa é sensibilizar os alunos, motiva-los para a importância da matéria, mostrando entusiasmo, ligação da matéria com os interesses dos alunos, com a totalidade da habilitação escolhida.
A Internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos, pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. Essa motivação aumenta, se o professor a faz em um clima de confiança e cordialidade com os alunos. Essa tecnologia está trazendo inúmeras possibilidades de pesquisa para professores e alunos, dentro e fora da sala de aula.
A pesquisa na Internet requer uma habilidade especial devido à rapidez com que são modificadas as informações nas páginas e à diversidade de pessoas e pontos de vista envolvidos. A chave do sucesso está em integrar a Internet com as outras tecnologias, vídeo, televisão, jornal, computador, entre outras.
Cada vez temos menos tempo para procurar tantas informações necessárias por isso, precisamos de mediadores, de pessoas que saibam escolher o que é mais importante para cada um de nós em todas as áreas da nossa vida, que nos orientem sobre as suas conseqüências, que traduzam os dados técnicos em linguagem acessível e contextualizada.Professores e alunos se relacionam com a Internet, como se relacionam com

Nenhum comentário: